quarta-feira, 5 de março de 2014

Montando uma P;G. usando o conceito de dobro, triplo, etc

A Progrssão Geométrica é muito importante no Ensino Médio, bem como nas aplicações matemáticas, porém o seu entendimento pelos alunos é muito complexo, uma vez que os mesmos se perdem nas fórmulas e não chegam a um resultado desejado. Será que existe um modo mais simples de se mostrar o conceito desta sequência numérica.
Um modo pensado foi de se trabalhar com o conceito de dobro, triplo, quadruplo, etc, uma vez que a sequência, a1 , a2, a3, a4, ..., an, possui razão definida por q = a2 / a1 = a3 / a2 / a4 / a3 = ... = constante.
Assim a2 = a1*q, a3 = a2 * q, ... .

O exemplo abaixo mostra uma P.G. de 4 elementos para razão q = 2 e q = 3.



Nesta atividade o aluno digita a razão q e os valores de a1, a2, a3 e a4, sendo que o programa retorna se os valores estão certo ou errado.
Logo é um modo simpoles de se repassar o conceito de formação de P.G, a partir das definições de dobro, triplo e outros que podem ser utilizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário